sábado, 15 de maio de 2010

Malu Mulher é atemporal


Em nosso último ensaio apresentamos ao elenco alguns episódios do seriado Malu Mulher que foi um grande sucesso da TV Globo, com criação e direção assinada por Daniel Filho. O premiado seriado exibido entre maio de 1979 e dezembro de 1980 marcou o início da década de 80, trazendo questões polêmicas e novas visões sobre a mulher, a família e a sociedade.
O episódio de estréia aborda o processo de separação de Malu e Pedro Henrique, as brigas, a insegurança da filha e a evidente desarmonia no lar. O primeiro ano do seriado mostra as dificuldades de Malu na tentativa de se virar sozinha e conseguir manter a casa e sustentar a filha. No segundo ano, Malu está mais amadurecida e consegue um trabalho fixo num instituto de pesquisa. Tem início então uma nova fase, onde ela está pronta para recomeçar a vida afetiva.

Porque Malu entra no processo de criação de Coração Bazar ?:

Em um bloco da peça, (não me lembro agora exatamente qual) quando uma determinada atriz está falando o texto no entro do palco, as outras atrizes do elenco corporalmente controem uma personagem. A referência para esta construção foi a partir de uma frase. Cada atriz recebeu uma frase e teria que criar uma personagem a partir dela. O céu seria o limite!
Exemplo de algumas frases: "Acabou-se o que era doce, Até sangrar, De repente tudo novamente..."
Sem saber, as atrizes criaram composições interessantíssimas e a cena ficou pronta.
As frases atribuídas as atrizes eram os títulos dos episódios do seriado Malu Mulher ! E coincidentemente ( se é qie existem coincidências) o que elas criaram retratava os temas dos episódios! E o mais louco de tudo isso é que elas nunca tinham visto, não tiveram nenhuma referência.

Depois da estréia no Teatro VIVO eu prometi que mostraria os episódios de "Malu" as atrizes.
Em nosso último ensaio elas tiveram o primeiro contato com "Malu" e foi surpreendente. O envolvimento delas foi total e a empatia imediata. A linguagem cênica que o seriado propõe é extrememente atual...e os temas são discutidos até hoje!
Não conseguimos assistir a todos os episódios disponíveis, pois tínhamos ainda um grande ensaio pela frente, mas os que assistimos serviram de mola propulsora para um importante salto qualitativo do processo de trabalho deste grupo!
Agradeço mais ma vez a Regina Duarte que serve de inspiração direta e sem saber colabora sempre com nosso trabalho!

Grade beijo,
Ivan Izzo

Um comentário:

Kelly Araújo disse...

Quando tocou a musica tema de Malu Mulher me emocionei, foi como se a própria Regina estivesse em cena.
Como commentei já assistir Coração Bazar com Regina por diversas vezes e me surpreendir com o distânciamento que vocês conseguiram, embora o mesmo texto, há uma perticulariedade de cada atriz muito viva.
Parabéns