segunda-feira, 10 de maio de 2010

Só para Pensar...


CONFESSIONAL
Mário Quintana

Eu fui um menino por trás de uma vidraça
_ um menino de aquário.
Via o mundo passar como numa tela
cinematográfica, mas que repetia sempre as
mesmas cenas, as mesmas personagens.
Tudo tão chato que o desenrolar da rua
acabava me parecendo apenas em preto e
branco, como nos filmes daquele tempo.
O colorido todo se refugiava, então, nas
ilustrações dos meus livros de histórias, com
seus reis hieráticos e belos como o das cartas
de jogar.


E suas filhas nas torres altas _ inacessíveis
princesas. Com seus cavalos _ uns
verdadeiros príncipes na elegância e na
riqueza dos jaezes.
Seus bravos pajens (eu queria ser um deles...)
Porém, sobrevivi...

E aqui, do lado de fora, neste mundo em que
vivo, como tudo é diferente! Tudo, ó menino
do aquário, é muito diferente do teu sonho...
( Só os cavalos conservam a natural nobreza.)

Queridos leitores deste blog:


Estive pensando...
Quantos meninos de aquário presos em apartamentos observando a cinza paisagem urbana? Quantos meninos prisioneiros de janelas gradeadas, de quartos informatizados, longe do Sol, longe do céu, longe dos sonhos? Que esse meninos "por trás de uma vidraça", assim como o poeta Quintana, possam se refugiar nos livros, nas histórias, nas páginas ilustradas da Literatura Infantil e descobrirem o caminho poético da salvação, o caminho poético da redenção. Que a Arte possa salvá-los hospedando-os em lugares imaginários, formadores de uma sensibilidade artística, poética, de humana natureza. Assim seja!!!

Nenhum comentário: